Indigna-me a leviandade com que se usa a palavra desporto para classificar qualquer actividade hoje em dia.
Segundo a sua definição, desporto consiste na pratica de actividade física (individual ou colectiva) com fins competitivos e sujeita a regras pré-estabelecidas.
À partida implica uma habilidade nata ou anos de treino que permitam a um individuo ser bem sucedido nessa mesma actividade.
Agora que esclarecemos este ponto permitam-me lançar para o ar duas palavras:
Bungee-Jumping.
Chamam-lhe desporto radical.
Tendo em conta a definição previamente descrita por mim e apoiada por esse ícone do conhecimento que é a Wikipédia há algo que não bate certo.
Actividade física? De facto é necessário flectir os joelhos par atar a corda aos pés, mas essa mesma flexão também é necessária para a evacuação de sólidos e não lhe chamamos desporto.
Vertente competitiva? Enquanto não for alterada a forma como isto se pratica e não começam a haver embates no solo e posterior comparação do tamanho das manchas de sangue deixadas não consigo discernir nenhuma vertente competitiva.
Sujeito a regras pré-estabelecidas? A única regra é tentar não falecer o que inviabiliza a minha sugestão anterior.
Portanto façam-me um favor e vamos deixar de chamar desporto ao que no fundo não deixa de ser uma tentativa de suicídio sem efeitos práticos.
Qualquer dia tomar uma dose excessiva de medicamentos e depois fazer uma lavagem ao estômago também é considerado desporto.
Antes de terminar recupero algo já feito por mim quando não tinha titulo para atribuir aos meus belos textos. O feedback que recebi foi de tal forma positivo que decidi torna-lo num segmento a utilizar em todos os meus artigos. Assim sempre aprendem qualquer coisa. Apresento-vos:
Ensinamentos by Wikipédia
Dilatação térmica: Em fisica, é o nome que se dá ao aumento do volume de um corpo ocasionado pela aumento de sua temperatura, o que causa o
aumento no grau de agitação de suas moléculas e consequente aumento na
distância média entre as mesmas. A dilatação ocorre de forma mais
significativa nos gases, de forma intermediária nos líquidos e de forma
menos explícita nos sólidos, podendo-se afirmar que: Dilatação nos gases
> Dilatação nos líquidos > Dilatação nos sólidos.
A propósito da dilatação: às vezes sinto-me inchada, mas depois bebo um iogurte com bichesas microscópicas e... bom...passa-me a fome e, eventualmente alguma sede (para acabar com a sede teria que beber uns 4, que os danados são incrivelmente pequenos!). E é isto, não fui eu que falei...
ResponderEliminarRelativamente à primeira questão em epígrafe, bem visto!