segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Celegorm

Olá amigos.


Acordei hoje ás 7 da manhã não muito bem disposto. Tal não é nada normal em mim já que acordar a horas inumanas é algo que me dá um tremendo prazer, quase tanto prazer como aquele que certamente sentirão as crianças africanas ao receberem a sua primeira metralhadora aos 5 anos de idade quando a única coisa que querem é meio saco de arroz.

Tal estado de má disposição leva-me a ser ligeiramente critico, algo que também não é de todo normal em mim.

Esta junção de factores levou-me a relembrar algo que tinha retido na minha mente e que estava desejoso de deitar cá para fora.

Certamente já viram por aí inúmeros estados de Facebook a dizer algo como: “Vou 5 meses para a Tailandia”, “Vou 12 meses para o Zimbabwe”, “Fui sodomizada por 2 cabo-verdianos à bruta e gostei” (Ok, esta ultima é falsa mas aposto que vos chamou a atenção.)

Ora isto para quem não sabe não se trata de destinos de férias mas sim de uma campanha de sensibilização para o cancro.

“Tás a ser estúpido” pensam vocês

Errado.

De facto teoricamente é este o objectivo de tais mensagens. E isto porquê? Ao colocarem tais mensagens no vosso mural estão a sensibilizar todos os vossos amigos para este flagelo. Como? Não faço ideia.

Mas vou partilhar convosco o inicio desta história.

A minha mãezinha, que Deus a tenha em descanso (não por ter falecido mas porque espero mesmo que esteja a descansar), há pouco tempo criou uma conta de facebook.
Eventualmente começou a receber toneladas de esterco na caixa de mensagens, mas ao contrário das outras mães deste país ela tem a sorte de ter acesso à mente mais brilhante que jamais existiu o que permite que não caia no erro de fazer merda.

Num belo dia ela veio-me consultar relativamente à mensagem que passo a transcrever:

"Esta é uma brincadeira pra divulgar a campanha em prol da concientização do Câncer de Mama. Todas lembramos das brincadeiras anteriores, quando se pedia a cor do sutiã, onde estava a sua bolsa, do número do seu calçado. E teve uma divulgação muito boa. Pois bem, a regra continua a fmesma: Não diga a nenhum homem o que significa. Copie, cole e reenvie esta mensagem a todas as suas amigas, e vejamos se somos capazes de continuar tendo sucesso na campanha.A ideia é escolher o mês e o dia do seu aniversário. Escreva APENAS: VOU MORAR EM (mês do seu aniversário, conforme tabela abaixo) (dia do seu aniversário) MESES. (carinha sorridente).Exemplo: quem faz aniversário em 14 de fevereiro: VOU MORAR EM LONDRES 14 MESES. Tabela de equivalência dos meses:Janeiro: México Fevereiro: Londres Março: Miami Abril: República Dominicana Maio: França Junho: São Petersburgo Julho: Áustria Agosto: Alemanha Setembro: Holanda Outubro: Amsterdam Novembro: Las Vegas Dezembro: Colômbia.."


Depois de ler isto a minha reacção foi:


'Da fuck? 

Mãe: Que é que faço?
Eu: O que é que escrever no mural que vais 15 meses pá Conchichina tem a ver com prevenção de cancro?
Mãe: Nada.
Eu: Precisamente.

Retirei-me então nos meus aposentos a pensar:



"Ninguem vai aderir a isto!"

No dia seguinte acordo, sento-me confortavelmente para a minha rotina de escrutínio das novidades facebookianas quando de repente:



"WTF?! Há gente a pôr isto??" 

Contei-vos esta historia baseada em factos verídicos para partilhar que perdi a réstia de fé que tinha na humanidade.

Não quero com isto chamar estúpidas a todas as pessoas que partilharam tais mensagens porque isso seria constatar o óbvio. Só peço que daqui em diante tentem, repito, tentem pelo menos usar um bocadinho do cérebro.

Despeço-me com tristeza e alguma revolta.


Ensinamentos by Wikipédia:

Celegorm: Na história criada por Tolkien, no Silmarillion, Celegorm foi o terceiro filho de Fëanor. Sendo o mais ambicioso dos outros seis irmãos, seguiu à risca o Juramento de seu pai com grande labor, e isso o levau a destruição. Em Valinor, se tornou um grande caçador e amigo de Oromë, um dosValar. De Oromë, Celegorm ganhou sabedoria para entender a língua dos pássaros e outros diversos animais. Ganhou um presente chamado Huan, o grande caçador, um cachorro de grande porte que poderia carregar alguém nas costas com facilidade, que acabou se tornando seu escudeiro. Celegorm era muito amigo de sua prima Aredhel, filha de seu tio Fingolfin (meio-irmão de Fëanor). Após a escuridão de Valinor, proveniente das Silmarils roubadas por Melkor (Morgoth após esse ato), Celegorm jurou no pátio de Tirion juntamente com seus irmãos e a maioria dos Noldor que iria à Terra-Média recuperar as jóias criadas por seu pai, que estava enfurecido, sendo assim conhecida como o Juramento de Fëanor. Assim, marchou juntamente com os noldor de Valinor à Terra-Média. A fé de Huan o acompanhou neste exílio.

Counter